Dicas


Confira as dicas e toques que o Assa preparou para você:

PREPARANDO A CHURRASQUEIRA PARA ASSAR "UMA CARNINHA" EM CASA.

1- se a churrasqueira for movel escolher o lado em que o vento vai soprar a fumaça para o lado contrário de onde estão as pessoas. 
2- colocar o carvão, abrir um espaço no meio da churrasqueira, fazer uma "rosa" com o papel higiênico branco, colocar neste espaço, cobrir esta rosa com pedaços maiores do carvão sem abafa-la, colocar alcool nesta rosa, acender. 
3- deixe o fogo ir queimando devagar o carvão enquanto prepara o restante para seu churrasco. Dentro de mais ou menos meia hora você já vai ter bastante carvão completamente em brasa. 
4- misturar todo o carvão que está na churrasqueira delicadamente com as brasas, e continue a preparar o seu churrasco. 
5- ... e qual a quantidade de carvão? mais ou menos 1 kilo de carvão para cada kilo de carne. 
6- quando você terminar o preparo do local, faca, garfo, carnes, etc... a churrasqueira já vai estar no ponto certo de você começar a assar seu churrasco. 
7- durante o churrasco deu labareda? NÃO JOGUE ÁGUA!! 
tenha sempre um pouco de cinza do último churrasco e quando aparecer a labareda jogue um pouquinho de cinza em cima dela, o efeito é imediato. 
Se vc não tiver cinza... mexa nas brasas mudando-as de lugar, e se a labareda foi provocada pela gordura que pinga da carne, arrede o espeto para o lado onde tem menos carvão. 
8- o que usar? grelha ou espeto? 
Se o churrasco for para muita gente o espeto é mais eficiente, porque você poderá assar mais carne de uma só vez e controlar os espetos com facilidade sem perder o ponto da carne, se é para até 6 pessoas a grelha te atenderá melhor porque você não terá pressa e poderá controlar as carnes que serão assadas na medida em que seus convidados forem degustando as carnes. 
9- se você usar a grelha, tenha sempre em mãos um pegador de carne com cabo comprido. Não vire a carne "espetando" com o garfo porque você perderá o "suco" da carne ao furá-la. 
10- utilizando a grelha você pode preparar uma carne mal passada para um convidado, voltar a carne para a grelha de servir para outro convidado a mesma carne ao ponto.

Picanha

- A picanha deve sempre ter uma camada de gordura, mesmo que fina para que fique mais macia. Se não quiser comer a gordura retire-a depois da picanha assada. 
Se for picanha maturada a carne é mais macia, mas o gosto fica mais forte.

Tempero para picanha, contra-filé ou alcatra

- Prepare uma solução de sal grosso e água (salmoura). Coloque meio litro de água (mais ou menos) em uma bacia pequena, e vá colocando sal grosso e esfregando o sal com a mão até perceber que o sal parou de derreter (saturou). Passe as postas de carne nesta solução, de um lado, do outro e por último aperte a gordura até agarrar uns pedacinhos do sal que fica no fundo. Tire o excesso do sal com as mãos (o da gordura, não) e coloque a carne para assar. 

Quando começar a assar vai dar uma camada branquinha, bata o espeto suavemente na churrasqueira para tirar o excesso deste sal. Esta camada aparece mais de uma vez.

Cebola assada na churrasqueira

- Selecione cebolas pequenas e espete-as de forma que não caiam. Asse-as até a casca tostar. Retire, descasque e regue-as com azeite. Polvilhe sal e orégano a gosto.

Abacaxi assado na churrasqueira

- Fatie um abacaxi em rodelas ou cubos da mesma espessura das postas de carne de porco. Passe açúcar refinado nas bordas dos pedaços da fruta e espete alternando uma fatia de abacaxi para uma posta de carne de porco. 

* Experimente também espetar tomates-cereja, regá-los com azeite e assar bem próximo à brasa. O preparo é rápido, portanto cuidado para não estragá-los. Muita atenção também para não deixar que os tomates caiam.

® Direitos Reservados - ASSACABRASA LTDA.